Citemor 2000



  © EIRA

francisco camacho e carlota lagido

Sporting decadence





Sab 22 Jul | 20:00 | Rio Mondego, Ponte Alagoa

estreia

FRANCISCO CAMACHO + CARLOTA LAGIDO abrem o Citemor 2000, apresentando em estreia “Sporting Decadence”. O espectáculo decorre durante o sol pôr tomando um cenário natural nas margens do Rio Mondego, nos limites da Vila.


Este projecto nasce de um desejo antigo de Carlota Lagido e Francisco Camacho adaptarem a peça “Quarteto” de Heiner Müller a uma criação coreográfica. Se na sua origem a adaptação pressupunha a manutenção do texto integral, que seria dito pelos intérpretes, esta nova versão já não se restringe ao texto do dramaturgo alemão. O espectáculo será desenvolvido a partir de materiais recolhidos em diversas fontes, nomeadamente o romance de origem de Chordelos de Laclos “Ligações Perigosas”, que serão trabalhados para construir uma nova aproximação a esse universo e, logo, um objecto distinto.


Se acreditarmos – tal como Jacques Attali especula no seu “Dicionário do Século XXI” – que o corpo no futuro se reconhecerá a si mesmo pelas actividades da dança, desporto e sexualidade, então este espectáculo poderá constituir uma antevisão. Tal como consagrado nos textos que o informam, a sexualidade é numa primeira leitura a sua temática. A dança será o meio, sendo o desporto, alargado também à ideia de jogo, um posto de partida para a construção de uma linguagem coreográfica, influenciando a forma, a velocidade, o ritmo e a composição.


O recurso ao desporto para criar figuras de movimento permite a criação de metáforas correspondentes à competição, violência e luta que caracterizam as personagens em causa, redefinindo também a sua actividade possível para estes tempos, esclarecendo ainda a tangencialidade da Marquesa de Merteuil e do Visconde Valmont a um programa ideológico libertino de contornos fascizantes. Assim, o corpo perfeito e glorificado poderá surgir com uma perturbação equivalente à que podemos sentir, por exemplo, mais no cinema de Leni Riefensthal que no “Saló” de Pier Paolo Pasolini.


Direcção e interpretação Francisco Camacho e Carlota Lagido

A partir de “Ligações Perigosas” de Chordelos de Laclos e “Quarteto” de Heiner Müller

Colaboração Lúcia Sigalho, Nuno Carinhas, Madalena Victorino e Mário Jorge Torres

Cenografia e assistência João Galante e David Miguel

Desenho de som Rui Viana

Figurinos Carlota Lagido

Produção executiva Eira e Dinasti