sexta
TEC, Montemor-o-Velho
No início era o vazio, a exaustão, o tempo que escapa, a solidão existencial, entre outras coisas. Depois veio a interação, a cumplicidade, o confronto e a reflexão partilhada. Recomeça o jogo. Ainda podemos brincar?
Não se pode dizer que seja propriamente uma dupla improvável. Coreógrafo/a e bailarino/a de gerações muito próximas, herdeiros da antiga “nova dança portuguesa” do início dos anos 90 do século XX, Sílvia Real e Miguel Pereira têm construído o seu corpo de trabalho a partir da cidade de Lisboa, e foi assim que há 22 anos se encontraram juntos pela primeira vez em palco.
Um encontro que se foi repetindo e deixando lastro, e que ambos agora retomam, num período muito concreto das suas vidas e da sua relação com o estado atual do mundo, lançando-se ao desafio de construir um du-e-to alimentado pela específica cumplicidade que os une, aqui captada a partir dos olhares e das propostas de um conjunto de pessoas de origens, idades e disciplinas diversas, que Sílvia Real e Miguel Pereira decidiram convidar para os ajudar a preencher a urgência de dizer alguma coisa em palco.
Do estudo e da discussão sobre o que permaneceu e o que esses encontros lhes revelaram sobre si mesmos, foi surgindo o material fragmentário que a dupla se propõe transformar dramaturgicamente, incorporando-o, para logo o devolver ao público, esses outros que também somos nós, como num reconhecível jogo de espelhos, algures na fronteira indefinida entre a realidade e a ficção.
Co-criação e Interpretação
Miguel Pereira e Sílvia Real
Gestão e Administração
Daniela Ribeiro / O Rumo do Fumo
Adriana Melo / Produções Real Pelágio
Luz, espaço cénico e apoio dramatúrgico
Tiago Cadete
Comunicação
Susana Martins / Produções Real Pelágio
João Albano / O Rumo do Fumo
Apoio aos ensaios e interpretação
Marusya Byzova
Fotografia
Mel Fox, Andreia Correia, Tiago Careta
Operação de Luz
Pedro Guimarães
Som
Kellzo
Coprodução O Rumo do Fumo, Produções Real Pelágio, Teatro-Cine de Torres Vedras, Câmara Municipal de Castelo Banco
Produção Executiva Patrícia Teixeira / O Rumo do Fumo
Clara Motta / Produções Real Pelágio
Residência Artística
Casa da Dança
Agradecimentos especiais Ana Carina Paulino, Àkila, Alice Tomaz Cardoso, Álvaro Martins, Alexandre Parys, André Guedes, António Mana, Ariana Furtado, Beatriz Marques Dias, Carlos Bártolo, Camila Grácio, Celeste Jesus, Clara Motta, Daniela Ribeiro, Diogo Faustino, Duarte Castro, Ema da Mata, Francisco Thornton, Filipe Baracho, José Fabião, June Nunes, Gaspar Menezes, Gonçalo Santos, Helena Alves, Laura Monteiro, Luísa Camacho, Luísa Caeiro, Lola Gomes, Manuel Henriques, Maria de Castro, Matias Costa, Patrícia Teixeira, Pedro Nuno, Rita Santos, Salomé Saltão, Susana Martins.
Agradecimentos Adriana Melo, Ana Pais, Brusa, Cidália Tomás, Daniel Tércio, Filipe Viegas, Lurdes Gomes, Patrícia, Maria Augusta Jordão, Maria João Bentes, Maria Luz Mendes, Sérgio Pelágio.
O Rumo do Fumo e Produções Real Pelágio são estruturas financiadas por República Portuguesa - Cultura | Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa
M/12; 1h00