Citemor 2020
Sex 7 Ago 22:30 - Castelo, Montemor-o-Velho
MIGUEL PEREIRA + GUILLEM MONT DE PALOL
FALSOS AMIGOS
RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO, APRESENTAÇÃO INFORMAL
“Falsos Amigos” é um novo projecto em co-criação de Miguel Pereira com o coreógrafo catalão Guillem Mont de Palol. Partindo da origem etimológica comum de palavras de línguas diferentes, e de como por vezes essa aparente simbiose resulta em conceitos bastante distintos, “Falsos Amigos” posiciona os dois criadores num espaço de contraste entre o que há de semelhante e o que há de diferente entre eles.
Entre a língua castelhana e o português são frequentes os chamados falsos amigos, ou seja, palavras com grafia ou pronúncia parecidas, mas que na realidade possuem significados totalmente diferentes ("embaraçada"/"embarazada", por exemplo). Desta correspondência de significados inadequada, baseada numa relação de amizade semântica falsa, Miguel Pereira e Guillem Mont de Palol desenvolverão a sua relação de falsa amizade - uma comédia de enganos a partir da exploração do movimento.
“Falsos Amigos” marca o regresso de Miguel Pereira às relações de co-criação, depois de “Wilde” (Miguel Pereira com a mala voadora) e “António e Miguel” (com António Tagliarini). A relação de trabalho com Guillem Mont de Palol, um dos mais proeminentes novos coreógrafos da cena europeia, iniciou-se em 2019 com uma residência de criação em Barcelona, na La Poderosa, e terá agora continuidade com um projecto para o qual O Rumo do Fumo antecipa ampla difusão nacional e internacional. Com efeito, a estreia absoluta da criação será em Barcelona, no âmbito do Sálmon, festival de dança e outras artes performativas contemporâneas, enquanto que a primeira apresentação nacional está agendada para o Citemor - Festival de Montemor-o-Velho.
Conceito e performance Guillem Mont de Palol e Miguel Pereira
Banda sonora a definir
Desenho de luz a definir
Produção O Rumo do Fumo
Parceiros Citemor, Institut Ramon Llull, La Poderosa, La Caldera, Teatro das Figuras
Residências La Poderosa (Barcelona), Citemor (Montemor-o-Velho), La Caldera (Barcelona), Teatro das Figuras (Faro)
Falsos Amigos partiu de uma residência artística desenvolvida no âmbito do programa CRUZADOS de La Poderosa (Barcelona)
O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes
Estreia Festival Sálmon 2021 (Barcelona, Espanha)
Com o apoio