Citemor 2007


  © CARLOS MAQUERIE

carlos maquerie 

companhia lucas cranach

El temblor de la carne

Sex 10 e Sab 11 Ago | 22:30 | Celeiro Agrícola

co-produção, residência de criação, estreia

"El temblor de la carne" é a segunda prestação cénica de “El cuerpo de los amantes”, projecto iniciado em finais de 2004 e que até à data inclui a obra "Que me abreve de besos tu boca" (estreia no Citemor em Julho de 2005, em co-produção com a Sala Nasa de Santiago de Compostela), uma série de desenhos e a instalação “El lecho de los amantes”.

“El cuerpo de los amantes” é um lugar para a reflexão sobre o amor e a morte, sobre o que neste binómio é indecifrável para a razão e fica nas mãos da poesia. "El temblor de la carne", uma espécie de continuação ou prolongamento de "Que me abreve de besos tu boca", é ao mesmo tempo o seu antónimo: da palavra que surgia do silêncio ao silêncio que nasce quando a palavra morre. Do arroz que convertia o espaço num leito de fertilidade à natureza morta, repleta dos vestígios de uma vida. Como vanitas composto a partir do efémero da existência, onde a palavra brota, outorgando vida à decomposição e acolhendo a busca obsessiva do instante.

 “No hay experiencia espiritual sin la complicidad de lo corpóreo” (“Teresa de Ávila ou A aventura corpórea do espírito”, em La piedra y el centro, de José Ángel Valente). Objecto de reflexão e verbo da obra, continua a meditação em voz alta sobre o corpo, o oculto por detrás da pele, o dilema entre a sua dimensão espiritual e a dimensão puramente física, e tudo aquilo que dificilmente podemos entender dele, e que se prolonga, progressiva e inevitavelmente, até à morte, sendo ao mesmo tempo albergue do prazer. "El temblor de la carne" com o passar do tempo, a Natureza e a transformação que a paisagem sofre no renascer da Primavera, o seu paralelismo com o Homem e o amor como motor de esperança.


Intérpretes Andrés Hernández, Lola Jiménez e Getsemaní de San Marcos

Texto, espaço cénico, iluminação e direcção Carlos Marquerie

Fotografia de cena, vídeo e documentação Javier Marquerie Thomas e Federico Strate

Apoio Consejería de Cultura y Deportes de la Comunidad de Madrid

Co-produção Compañía Lucas Cranach / Citemor


> Bilhete: 10€ Bilhete com desconto: 7€

(desconto aplicável a menores de 25 anos, estudantes e profissionais das artes do espectáculo)