Citemor 2003


© NUNO PATINHO

artistas unidos

guerra de harold pinter

leitura por Jorge Silva Melo


Sex 26 Jul | 24:00 | Castelo, Teatro Esther de Carvalho

Em 1958 escrevi: não há uma grande diferença entre aquilo que é real e aquilo que é irreal, nem entre aquilo que é verdade e aquilo que é falso. Uma coisa pode não ser nem verdadeira nem falsa. Pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa. Acho que esta afirmação ainda faz sentido e se aplica ainda à exploração de realidade através da arte. Por isso, enquanto escritor defendo esta afirmação. Mas enquanto cidadão não, enquanto cidadão tenho de perguntar: o que é que é verdade? O que é que é falso?

Harold Pinter, Abril 2000


No passado dia 10 de Junho, no NATIONAL THEATRE de Londres, Harold Pinter leu os poemas do livro GUERRA que foi lançado nesse dia simultaneamente no Reino Unido (Faber and Faber), França (Gallimard), Itália (Einaudi) e Portugal (Quasi Edições). São nove poesias e um discurso pronunciado aquando do doutoramento Honoris Causa na Universidade de Turim.

A edição da Quasi é bilíngue e em colaboração com os Artistas Unidos, estando as traduções a cargo de Pedro Marques, Francisco Frazão e Jorge Silva Melo.

A Relógio D´Água publicou recentemente dois volumes com uma selecção do seu teatro.


> Entrada Livre