Citemor 2005


  © NUNO PATINHO

rafael alvarez e christian rizzo

IN/OUT

Sab 13 | 19:00 | Sala B

apresentação informal

No quadro da colaboração entre o Citemor e a Eira, sempre se perspectivou a promoção de acções centradas na pesquisa, na experimentação e na formação. Com o lançamento do conjunto de actividades no espaço Eira 33, este ano, optou-se por centrar esta colaboração entre as duas estruturas em encontros entre artistas portugueses e estrangeiros, já previstos nessa programação. 

Estes encontros proporcionam, de cada vez, a oportunidade a um(a) artista nacional de colaborar estreitamente com um(a) coreógrafo(a) estrangeiro(a), implicando necessariamente o interesse manifesto do(a) primeiro(a) em se colocar no lugar de intérprete, de o aprofundar no plano artístico e no laboral. Um dos objectivos é, naturalmente, contribuir para o contacto profissional entre diferentes comunidades e incentivar a troca artística. O contexto projectado assenta na pesquisa e na experimentação, consubstanciando-se estas num objecto final criado pelo(a) coreógrafo(a) convidado com o(a) intérprete português. A avaliação dessa proposta – de carácter mais informal e com menor pressão - pelos próprios intervenientes e o possível interesse da comunidade poderá conduzir a um seu posterior desenvolvimento, à sua apresentação em outros contextos, à sua circulação. 

 

O encontro entre Christian Rizzo e Rafael Alvarez surge de um interesse declarado do segundo, tendo o primeiro já algum conhecimento do trabalho do criador e intérprete português. Além do interesse partilhado e praticado por ambos relativamente ao formato do solo, existem dados como a formação e a experiência nas áreas das artes plásticas, realização plástica do espectáculo e moda, que nos permitem adivinhar possíveis e profícuas afinidades entre ambos. A importância da presença dos objectos em cena e a sua utilização performativa nos seus espectáculos e performances relevam disso mesmo.

 

Entrada Livre