JONAS & LANDER
COIN OPERATED
QUI 11 AGO 22:30
MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA, FIGUEIRA DA FOZ
© BRUNO SIMÃO
A relação entre Homem e Natureza tem sido um objeto de grande enfoque nas obras da dupla. Em Coin Operated assistimos a um levantamento de diversas relações entre o Homem e o Cavalo, mais precisamente as diversas tipologias de subjugação do cavalo por parte do Homem. O Cavalo aqui é nomeado não só como um animal, mas também como um símbolo da domesticação da natureza. E nesse aspeto, ao cavalo foi-lhe confinado diversos propósitos inéditos na história da domesticação do Mundo Natural, desde o transporte de pessoas, a (posteriormente) transporte de cargas, companheiro de caça, veículo de guerra, trabalhador agrícola, atleta de alta competição, ícone mitológico, artista de circo, vítima de touradas e ícone erótico.
Diante do seu público, Jonas e Lander encontram-se imóveis, cada um montado num cavalo a motor. O diversificado espólio de escravatura equestre vai pautando a imobilidade traduzido em diversas ações, coreografias e músicas interpretadas pela dupla.
Explorando a intrínseca relação entre a subjugação animal, comércio e dinheiro, em Coin Operated a moeda funciona como alavanca que desvenda as narrativas de cada cavalo. O cenário comunica claramente: Jonas&Lander não se moverão enquanto seus cavalos não galoparem.
De cada vez que o público ‘compra’ uma ação, Jonas ou Lander galopam sem sair do sítio, iniciando uma viagem estática que revela um momento performativo, embebido de uma das finalidades que o Homem deu ao cavalo. Sendo que Jonas&Lander têm sempre ações complementares (ex: O Jonas canta, o Lander toca guitarra), só é revelada a ação quando estão os dois cavalos a funcionar, criando-se aqui um ambiente fértil para inúmeras associações: jogo, dinheiro, mercantilização da arte, comercialização da vida animal.
Direção artística, coreografia e interpretação Jonas&Lander
Apoio técnico Joana Mário
Sonoplastia Lander Patrick
Figurinos Jonas
Gestão e produção Patrícia Soares | Sinistra Associação Cultural
Coprodução BoCA Biennial of Contemporary Arts
Apoio a residência artística O Espaço do Tempo
https://jonas-lander.wixsite.com
M/6; 40'