Citemor 2018

Sex 10 Ago 21:30 & 23:00 // Núcleo Museológico do Sal, Figueira da Foz

TEATRO DO VESTIDO

PONTES DE SAL OU AS MÃOS GRETADAS

Trabalho de campo para uma criação futura

residência de criação, apresentação informal

© Col. Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz

Salinas, Figueira da Foz.

Trabalho feito por gente.

Gente com vidas que merecem ser contadas.

Lugares que são parte dessas práticas em abandono, práticas em desuso, em desaparecimento.

Lugares em desaparecimento.

 

O Teatro do Vestido no CITEMOR, em busca de lugares, profissões e histórias em desaparecimento, neste seu esforço de inscrição permanente sob forma performática, na paisagem dos dias, na paisagem do festival, na vida dos que partilham desta forma de teatro-acontecimento-experiência,

 

qualquer coisa como teatro-poema enquanto forma de escavar,

desenterrar o que se quer enterrado e apagado, nessa voracidade de se pensar

o futuro sempre para hoje,

e tanta coisa nova para agarrar, comprar, descobrir.

 

Ou: este plano tão bem montado do esquecimento.

A bem de um presente sem memória.

E nós na luta contra isso.

 

Com este projecto, o Teatro do Vestido regressa ao CITEMOR, esse lugar onde há espaço para estar, para escavar, para conduzir processos de investigação e residência. Com esta residência, iniciamos o nosso trabalho de campo, que culmina aqui com a apresentação dos diários de campo desta primeira etapa. E só o podemos fazer porque estamos no CITEMOR, porque é junto com essa equipa que o fazemos.

 

Se, há um ano atrás, nos imaginávamos “de mãos gretadas e boca seca do calor,

e a querer falar sobre isso”, hoje confirmamo-lo – estamos assim, exactamente assim. Vontade doida de falar destas coisas em desaparecimento, destas pessoas e saberes ancestrais em desaparecimento.

 

Hoje, escrevemos,

 

É mais ou menos como as salinas deste marinho.

Agora está escuro e por isso vocês não vêem.

Mas é só imaginar cada canal como uma dessas tais feridas abertas e está feito.

Os canais têm nomes, e os caminhos têm nomes,

e tem tudo nomes, todos os utensílios,

todas as ervas,

os passos todos.

Nós não os sabemos exactamente

 

Mas vamos levar-vos numa viagem pelo escuro do sal

Da água

Da lama

 

Ou, citando o Branquinho da Fonseca,

“boca ressalgada.................boca ressalgada...........”

 

Ou, citando o Gedeão,

“provo-me e saibo a sal/ não se nasce impunemente nas praias de Portugal.”

 

E é bem verdade.

 

Joana Craveiro

(a escrever na antiga ortografia mais ou menos desde 1979)

Texto e direcção Joana Craveiro

Criação e Interpretação Carlos Marques, Joana Craveiro e Tânia Guerreiro

Música (composição e interpretação) Carlos Marques

Figurinos Tânia Guerreiro

Desenho de Luz Carlos Ramos

Produção Executiva Cláudia Teixeira e Joana Cordeiro

Co-produção Teatro do Vestido e CITEMOR

O Teatro do Vestido é uma estrutura financiada pela República Portuguesa / Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes

Joana Craveiro é Artista Residente do Teatro Viriato

O Teatro do Vestido agradece a todos os que generosamente connosco partilharam as suas histórias de vida, artes e saberes, especialmente a Gilda, o Paulo, a Rosa, a Linda, o Sr. Zé Carlos, o Sr. Buiça, o Sr. Reis, o Luís, a Jacqueline. Agradece ainda ao Paulo toda a generosidade na partilha do seu espaço, e da comida que tão generosamente nos serviu. Agradece ao Núcleo Museológico do Sal a paciência, a hospitalidade e a liberdade que nos ofereceu neste processo. Agradece à equipa do CITEMOR por continuar a ser como é, ou seja, incansável, inigualável, e mais coisas a começar com i, e todas boas. Agradece à mais jovem membro da equipa, Luísa, pelo precioso apoio e assistência. E agradece ao chef Carlitos e aos seus imbatíveis manjares.

Agradecemos ainda às nossas famílias, que estão sempre na rectaguarda disto tudo que fazemos.

E, por falar nisso, enquanto decorria este processo, lavrava furiosamente no sul de Portugal, um fogo que devastava tudo, comia uma serra inteira. Um dos membros da nossa equipa é oriunda daí mesmo, dessa terra ardida. Agradecemos-lhe o ter ficado connosco no meio disto tudo, e dizemos-lhe que este espectáculo é, também, em memória dessa terra ardida, dessa tristeza tão grande.