"Colecção Privada" (2007) constitui a segunda parte de uma trilogia iniciada com "Última Chamada" (2005) e que será concluída em 2008. Esta trilogia assenta numa pesquisa e desenvolvimento coreográfico em torno da identidade, das relações amorosas, e de diversos objectos associados a espaços urbanos e contextos domésticos.
"Colecção Privada" apresenta-se como um dispositivo coreográfico, instalado no espaço a partir de coabitações, ocupações, arrumações e duplicações de objectos e percursos, em que se cruzam espaços domésticos e compromissos amorosos.
Investigando de que forma as relações amorosas constroem, regulam e reorganizam a nossa história e identidade pessoal e nas implicações que resultam de uma partilha do espaço conjugal. Resultando numa negociação entre a acção do corpo e a narratividade dos objectos.
O que será que nos fez ficar sem prever o necessário?
Estar perto, sentir saudades, oferecer a outra face, negociar fronteiras, fazer contas à vida, coleccionar objectos, perder o sentido de tempo, registar as falhas, conceder desejos, marcar as diferenças, limitar o espaço, ganhar terreno, partir a louça, olhar para trás, fazer a cama, lavar a roupa suja, ponderar pequenos excessos, descobrir as diferenças, invadir o espaço, olhar por entre as coisas, dormir até de manhã, fazer as pazes, tirar medidas, falar no plural, tirar os cantos à casa, fazer milagres, não pregar olho, esquecer rápido, voltar a casa, trancar a porta, fechar os olhos, andar em círculos, contar até um, somar dois mais dois, olhar para o lado, calcular os riscos, esperar tudo, domesticar quem está ao nosso lado, partir o verniz, capitalizar o compromisso, não dizer nada, esperar por amanhã, não abandonar o lume, varrer para baixo do tapete, ouvir a voz da razão, inflacionar as coisas, não ter resposta para tudo, ter tudo dentro de casa, separar as águas, vestir a camisola, esperar sentado.
Rafael Alvarez
A reposição da obra está agendada para Dezembro 2007 na ZDB/Negócio, Lisboa
Concepção e interpretação Rafael Alvarez
Desenho de Luz Nuno Patinho
Produção executiva EIRA/Paula Caruço
Apoio em residência "Última Chamada" Galeria Zé dos Bois
Co-Produção Citemor
Projecto financiado pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes
> Bilhete: 10€ Bilhete com desconto: 7€
(desconto aplicável a menores de 25 anos, estudantes e profissionais das artes do espectáculo)