Citemor 2018
Sáb 4 Ago 22:30 // Sala B, Montemor-o-Velho
FRANCISCO CAMACHO
VIAGEM SENTIMENTAL # MONTEMOR-O-VELHO
residência de criação
© Susana Paiva
“Viagem Sentimental” é um projecto do coreógrafo Francisco Camacho que se centra na pesquisa de uma determinada zona geográfica para a construção de um espectáculo que reflecte essa observação dos locais onde se desloca. A metodologia pressupõe que o coreógrafo viaje para uma dada região, munido dos seus apetrechos para registar as primeiras impressões sobre o local e as suas gentes. Visita uma série de pontos de interesse e tem conversas com pessoas relevantes para a sua pesquisa, conhecedoras da história, dos hábitos e da cultura locais. Assume o lugar do forasteiro, num misto de curiosidade e inquirição, que tenta compreender os códigos da vida e as potencialidades coreográficas na paisagem e movimentos da terra.
Um dos eixos que determina o desenvolvimento do espectáculo é a identificação de festividades e ritos da região envolvente, no sentido de os revisitar, desenvolvendo uma linguagem de movimento que estruturará a coreografia. Um dos outros eixos prende-se com a recolha de informação sobre figuras notórias da terra, seja porque se distinguiram na sua intervenção profissional, social ou cultural, sejam porque mantêm um papel importante no imaginário local, sendo figuras singulares - típicas ou atípicas pela sua excentricidade.
A reelaboração dos materiais recolhidos prevê o desenvolvimento de cenas do espectáculo que evocam essas figuras, numa linha de trabalho habitual no coreógrafo, conhecido pela abordagem de personagens, e passa também pela escrita de textos a serem ditos ao vivo ou em gravação, ou ainda projectados.
Desejavelmente, este primeiro contacto com a terra inclui um período de atelier artístico com interessados nas artes performativas e que, junto com o coreógrafo, abordam criativamente elementos que definem a cultura local. Estes participantes contribuem assim para a perspectiva cultural e artística do artista forasteiro, enriquecendo o seu trabalho. Estes contributos poderão chegar a contemplar participações cénicas ou em registo audiovisual a utilizar no espectáculo.
Coreografia e Interpretação Francisco Camacho
Direcção Técnica, Luzes e Video Hugo Coelho
Assistência Artística e de Produção Carlota Borges Lloret
Produção EIRA
Agradecimentos Alfredo Pinheiro Marques, Deolindo Pessoa, Diego Lasio, Flávio Imperial, Hugo Barbosa, Marta Santos, Miguel Figueira, Pamela Gallo, Pedro Ferrão, Rosa Azambuja
Projecto iniciado a convite de DeVIR CAPa