10 Sábado 22h30 \\ Teatro Esther de Carvalho - Montemor-o-Velho

COLECTIVO LOA

DELIRIUM AMBULATORIUM

residência de criação, estreia

© GONÇALO MOTA

DELIRIUM AMBULATORIUM é um filme-concerto, uma criação psicogeográfica que deambula pela zona ribeirinha portuense do antigo ramal da alfândega. Imagens em movimento chocam com sons concretos e processados, provenientes de um trio de sintetizadores e instrumentos vocais actuados, atravessando e sobrepondo as materialidades e temporalidades desta viagem à beira de um precipício alucinatório.

É uma criação dos performers Gil Mac e Cláudio Vidal, do compositor e artista sonoro Tiago Ângelo e do realizador e antropólogo Gonçalo Mota. Num registo que mistura o vídeo, o concerto e a performance, será também um momento de partilha do processo de construção de um projeto que trabalha no cruzamento do teatro físico com as tecnologias interativas, a arte sonora e o vídeo experimental.

O trabalho da realizadora, coreógrafa, bailarina e escritora Maya Deren constitui o ponto de partida dos trabalhos e define um campo alargado de investigação através do encontro entre a antropologia e a arte, o ancestral e o experimental. Depois do trabalho conjunto realizado no projeto musical Lucifer's Ensemble, onde este mesmo coletivo explorou temas como "A Viagem do Louco" ou "O Desejo da Queda", aprofunda-se agora o estudo sobre o transe, os rituais ligados à música negra e às culturas de descendentes de escravos africanos. Um universo dramatúrgico complexo, motor de pesquisa e criação em três eixos: corpo, música e vídeo.

O nome do projeto - LOA (também soletrado lwa) - diz respeito aos espíritos do Voudou haitiano e do Louisiana Voodoo. São também são referidos como "mystères" e "os invisíveis" e são intermediários entre Bondye (francês: Bon Dieu, que significa "Deus bom") - o Criador Supremo, que está distante do mundo - e a humanidade. Ao contrário de santos ou anjos, no entanto, eles não são simplesmente objeto de rezas ou invocações: são seres distintos com seus próprios gostos e desgostos pessoais, ritmos sagrados distintos, canções, danças, símbolos rituais e modos especiais de serviço.


Composição e performance musical Tiago Ângelo

Investigação, imagem, montagem Gonçalo Mota

Interpretação e performance musical Cláudio Vidal e Gil Mac

Interpretação Ana Isabel Castro, Luciény Kaabral, Nuno Barreto e Nuno Marques Pinto

Imagem adicional, assistência técnica Zhang Qinzhe

Direcção Artística Gil Mac

Produção Executiva Helena Maia

Criação Colectivo LOA

Apoio Programa Criatório da Câmara Municipal do Porto, CRL – Central Elétrica, Sonoscopia Associação Cultural

Agradecimentos APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo SA, Teatro Nacional São João, Centro Náutico Eng. Edgar Cardoso, Casa Museu Fernando de Castro, Hugo Ângelo, Sara Francisco, habitantes de Rio Bom e participantes do Ambulatorium Soundwalk



M/12; 40m

FacebookInstagramYouTube