8 Quinta 22h30 \\ TOCA - Montemor-o-Velho
PAZ ROJO
LO QUE BAILA
estreia nacional
© CARLOS PASCUAL
Neste solo de dança, a artista, bailarina e investigadora Paz Rojo propõe o despojamento contínuo de um arquivo invisível. Uma homenagem ao que dança: as cinzas de um ofício recordado. Revelando uma presença que talvez só seja possível quando a dança ou o corpo ou os dois deixam de ser e o são ao mesmo tempo. É um corpo que desafia o que vê enquanto é a única coisa observável. Um movimento com o que dança para fazê-lo cego em um espaço de visibilidade total.
“Lo que baila” é o que fica ou resta. O que resiste. O que persiste irracionalmente: uma superfície, um ritmo, um sonho. O resto do órgão impresso no solo. A mão repousando o segundo. O desfiladeiro pelo qual a bailarina cai impressionada. A esquina em que decide ficar, onde decide morrer. A fogueira que contemplas. Um segredo. Uma dança sussurrando uma mensagem incompreensível. O que dança está quase morto. Já foi. Só resta. Depois.
Concepção, dança e desenho do espaço sonoro Paz Rojo
Edição de som Paz Rojo e Emilio Tomé
Apoio Festival Domingo, La Casa Encendida 2021 (Madrid) e os programas de residências de criação cénica do CCC CondeDuque (Madrid) e Köttinspektionen Dans (Uppsala, Suécia)
M/12; 50m