Citemor 2002



  ©

francisco camacho

o rei no exílio

video









Dom 4 Ago | 22:30 | Castelo

O Rei no Exílio, realizado por Bruno de Almeida, é um filme de um solo de dança de Francisco Camacho.


Nas peças de Francisco Camacho existe uma reelaboração constante de um universo grotesto, obscuro, sensual e frequentemente vão que preenche as nossas vidas. Operando sobre a nossa memória e figuras iconográficas, num processo de desconstrução e reconstrução, o coreógrafo expõe um corpo presente que tenta sobreviver a si próprio. 


Em O Rei no Exílio, criado originalmente em 1991 para o Klapstuk Dance Festival, a personagem é o resultado da justaposição do próprio coreógrafo e intérprete com Dom Manuel II, o último Rei de Portugal, exilado em Inglaterra em 1910. A peça vive numa linha de tensão da ambiguidade das identidades em jogo. Resulta numa personagem obsessiva rodeada dos seus vícios triviais, encerrado na sua existência e perdido no vazio dos seus segredos 


O filme de Bruno de Almeida não segue o formato tradicional de documentário. Inversamente, proporciona-nos uma interpretação elaborada da coreografia. Embora respeitando a estrutura do espectáculo, utiliza a câmara para nos guiar segundo o seu ponto de vista particular. Focando alternadamente o isolamento da personagem do Rei e o jogo dos elementos de surpresa, revela novas texturas e propõe leituras diferentes daquelas que inicialmente pareceriam aparentes. 


Realização Bruno de Almeida