Citemor 2002
RODRIGO GARCíA
LA CARNICERÍA TEATRO
LA HISTÓRIA DE RONALD, O PALHAÇO Da MC DONALDS
Qui 15, Sex 16, Sab 17 Ago | 22:30 | Sala B
residência de criação, estreia
LA CARNICERÍA TEATRO
Ao longo de onze anos, Rodrigo García e La Carnicería conseguiram afirmar-se como protagonistas de algumas das montagens mais arrojadas da "cena espanhola".
Longe de repetir fórmulas, a sua linguagem cénica tem evoluído com o tempo, confrontando os espectadores com sucessivas surpresas. Trabalhos com mais ou menos importância da palavra. Trabalhos com um sentido de espaço e das imagens não convencionais.
La Carniceria tem apresentado, além das peças escritas pelo seu director, textos de artistas plásticos como Bruce Nauman ou Jenny Holzer e de poetas como Auden, Larkin, Sexton, Bataille.
Actualmente a companhia conta com um grande número de "seguidores fieis" e também de "detractores fieis", o que é natural quando se trata de trabalhos cénicos radicais.
Os textos de Rodrigo Garcí
a gozam de um grande prestígio em Espanha, França e América Latina, sendo muitas as companhias que todos os anos os levam à cena e cada vez em maior número as traduções da sua obra.
"Tenho um grande projecto, mas a médio prazo: produzir por ano uma única obra e ocupar a outra metade do ano apenas a escrever. Mas o que temos agendado até 2003 é bestial: o Festival de Avignon, o Kunsten Festival de Bruxelas, e a Bienal de Bona na Alemanha, entre outros festivais e teatros na Europa. Além disso, uma nova produção - espanhola - que estreia em Madrid a 2 de Maio; uma nova produção - portuguesa - que estreia a 15 de Agosto no festival Citemor; e duas novas produções em França, para o teatro Nacional da Bretanha e para a Comedie de Valence. Além disso um workshop para actores em Genebra e Annecy, uma leitura da minha obra "Rei Lear" na Comedie Française (que também tenho que dirigir), a cenografia da obra de António Fernandez Lera "Mátame-Abrázame", uma instalação em Bruxelas … "
Rodrigo Garcia a "Nochemania", nº 9 de 2002
RODRIGO GARCíA (1964)
Autor, cenógrafo, videoasta e encenador.
Director artístico desde 1989 da companhía de Madrid La Carnicería Teatro.
Criação Rodrigo García
Interpretação Juan Loriente, Juan Navarro e Rubén Amellier
Iluminação Carlos Marquerie
Co-produção Citemor e La Carniceria Teatro
Bilhete: € 10
Bilhete com desconto: € 6
(desconto para < 25 anos, estudantes e profissionais do espectáculo)